Estas linhas escritas não tem a intenção de ser a razão de viver, muito menos ter uma opinião da certeza da vida, mas a intenção de trazer ao leitor uma reflexão da mente com a possibilidade de pensar um mundo novo. Gilson Cruz

segunda-feira, 17 de junho de 2013

BANZO

É festa! A Copa das Confederações começou! Copa do Mundo e Olimpíadas 2016 no nosso país. Viva o Brasil conquistamos!

O Brasil cresceu, o tempo evolui e continuamos escravos de uma ideologia colonial com seus próprios colonizadores, na mente que arrastam as correntes, em suas próprias ideias.

...Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão...

...Quem são estes desgraçados
Que não encontram em vós
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?...

(Castro Alves – Navio Negreiro)

          Que não liberta do individualismo, formando um povo de batalha, assumindo o compromisso para refletir as conquistas.

...Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade...

(Castro Alves – Navio Negreiro)

          Passaram-se 513 anos e ainda existe tanto horror perante nosso céu. Espero que não exista mais está noite e que ilumine ao amanhecer, na mente raciocínio que a liberdade exista na união de todos. Seguir o mesmo propósito para engrandecer a sociedade, perfazendo a História verdadeira com essa geração acordando desse pesadelo que já foi conquistado.

          Acorda Brasil! Levanta a bola que faremos o gol, porque a Copa das Confederações começou...

          Basta de fantasia o que importa é crescer a consciência que vencemos a possessão, a independência raiou, tornam-nos brasileiros. “Imagina a copa”! Temos que vestir a camisa o ano todo por nossa nação. A Copa é um mero evento, e outros faremos com nossa conquista, união, povo, pátria e exemplos para realizar as festas. Conquistando troféus de superação formando nossa seleção de ilustres guerreiros vibrando com a educação e cultura, formando campeões na raça, na vida e no campo.

          E difícil ver tanta evolução e conquista e, não haver uma consciência de nacionalidade. Pelo povo ou pela pátria sem harmonia, o prejudicado é o país.

...Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!...

(Castro Alves – Navio Negreiro)

          Penso assim, meu país é a minha família, cada qual assumindo sua parte com compromisso e responsabilidade, organizando o evento. Para que a recepção dos visitantes e a festa seja um sucesso, aonde todos se divirtam com segurança e levem o melhor do Brasil.

...Era um sonho dantesco... o tombadilho...

...Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!...

(Castro Alves – Navio Negreiro)


          Ainda somos escravos em nossa consciência, em nossos atos e ações, com uma ideologia que não atendem ao crescimento, e sim, ao individualismo de exploração. Precisamos nos tornar uma sociedade com pátria e libertar o Brasil dos ideais de exploração, deixemos de agir como espectadores e vamos nos tornar filho de nossa terra. 

Gilson Cruz


* Banzo - Nostalgia dos negros africanos escravizados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog.

O Cruz Entre Linhas reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).